
CRMMG 16522

Dicas para seus olhos
A importância dos
óculos de sol
É importante o uso de óculos de sol para a proteção dos olhos contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, pois a incidência direta no olho ocasiona lesões oculares graduais que podem reduzir a qualidade da visão. A dica é utilizar óculos de sol com lentes avaliadas por equipamentos que medem a quantidade de luz filtrada, disponíveis em óticas. É comum o aparecimento de pequenos pontos pretos na visão que acompanham o movimento dos olhos. As moscas volantes como é denominado o fenômeno que normalmente é de pouca importância faz parte do envelhecimento. Porém, quando as manchas aparecem de forma súbita, a dica é realizar uma avaliação oftalmológica para verificar se existe alterações na retina.

Cuidados com os
olhos no verão

Os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas também são maiores.
A exposição prolongada aos raios solares sem proteção adequada pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio.
A ceratite actínica é uma inflamação na córnea, que costuma ocorrer em pacientes expostos de seis a 12 horas ao sol. Os sintomas são vermelhidão, dor na região e sensação de areia. O tratamento é feito com aplicação de soro fisiológico.
Já o pterígio, alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto.
Com os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista para indicação de colírio adequado e, nos casos mais graves, do procedimento cirúrgico
Uso correto das
lentes de contato

Para quem não gosta de usar óculos de grau, as lentes de contato são uma ótima opção. Quase imperceptíveis.
Ainda de acordo com o especialista, como todo corpo estranho em contato com a córnea, as lentes apresentam riscos. Para que não ocorram prejuízos, o médico dá algumas dicas para prevenir problemas e doenças decorrentes do uso incorreto.
- A indicação do uso da lente de contato deve ser feita exclusivamente pelo seu oftalmologista.
- Lave as mãos com sabonete neutro (sem perfume desodorante ou creme) antes de manusear as lentes.
- Há vários tipos de lente de contato, mas nunca durma com as de uso diário.
- Nunca utilize suas lentes além do período prescrito por seu especialista.
- Os pacientes devem ser inicialmente instruídos pelo especialista quanto aos procedimentos de inserção e remoção das lentes.
Mau uso de colírios
pode provocar
doenças graves

Ao contrário do que faz pensar a música, colírios não são tão inofensivos quanto óculos escuros. São remédios e, como todos eles, têm indicação certa. Quem abusa desses produtos pode sofrer com doenças graves, como glaucoma e até catarata precoce. Até os usados para conjuntivite ou vermelhidão nos olhos têm riscos.
No verão, a automedicação se intensifica.
Para cada problema há um colírio certo. Mesmo entre as conjuntivites, que podem ter diversas causas, existem diferentes indicações. Se ela é alérgica, é recomendado o colírio antialérgico; se é bacteriana, o colírio antibiótico; se é viral, pode ser indicada apenas a lágrima artificial ou um colírio antiinflamatório.
"As pessoas só devem usar colírio quando têm algum problema detectado e com orientação médica. Colírio bom mesmo para o olho é a lágrima"
Olhos vermelhos

O aparecimento de hiperemia (vermelhidão) nos olhos, seja ela acompanhada ou não de outros sintomas, implica exame oftalmológico. Muitas vezes, esquecemos a importância de uma avaliação especializada e recorremos à medicação (colírio) que alguém já usou ou até fazemos pior, por orientação de pessoas não habilitadas. E é justamente, nesse momento, que podemos estar perdendo tempo precioso no início do tratamento adequado e prevenção de seqüelas irreversíveis.
As causas de hiperemia ocular são inúmeras e vão desde uma simples irritação química (como a fumaça, por exemplo) a graves infecções intra-oculares que exigem providências imediatas.
Diante da diversidade de tipos de irritação é fácil supor que o tratamento tem que ser específico para cada caso.
Abuso de ar condicionado causa de olhos secos

O abuso de ar condicionado e o calor seco e excessivo são as principais causas de secura ocular em pessoas saudáveis, responsável por um aumento significativo de conjuntivites em épocas de calor, segundo informação do laboratório farmacêutico Novartis.
Neste sentido os especialistas recomendam o uso de “lágrimas artificiais” com a finalidade de manter o olho permanentemente humedecido, segundo avançou o laboratório que comercializa um tratamento que estimula a produção lacrimal e salivar através das próprias glândulas do organismo.
Em usuários de lentes de contacto, pessoas de uma idade mais avançada e em particular mulheres em fase de pós menopausa são mais frequentes os sintomas de secura ocular (picadas, olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos). Também as pessoas com doenças auto imunes como artritis reumatóide ou Sindroma de Sjögren são mais propensas a padecer destes sintomas.